sexta-feira, 6 de novembro de 2009

OFICINA DE AVALIAÇÃO

Com objetivo de discutir as formas de avaliar, suas implicações e resultados no processo de ensino e aprendizagem, aconteceu no dia 16 de Setembro a oficina de avaliação do Programa GESTAR.

Tivemos a oportunidade de refletir sobre as concepções de currículo e tipos de avaliação. As perguntas elaboradas para gerar discussões foram: Como você se sente quando avaliado? Como você avalia? Suas avaliações contribuem para o crescimento do aluno? Essas provocações geraram calorosos debates e reflexões sobre nosso papel enquanto educadores.

As avaliações externas SAEB, ENEM e A Prova Brasil tiveram espaço na oficina. Algumas questões da Prova Brasil foram analisadas pelos professores cursistas, bem como as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa.

A exibição do vídeo "Ler devia ser Proibido" foi mais um rico momento de reflexão e busca de consciência acerca da responsabilidade que é avaliar.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

TP4 LETRAMENTO

A oficina do TP4 aconteceu no dia 30 de Setembro e teve como objetivo "refletir sobre letramento, vovenciando situações de leitura e escrita".

No início da oficina alguns professores cursistas relataram suas experiências em sala de aula referentes a aplicação do "Avançando na Prática" do TP3. Na oportunidade recolhemos os relatórios dessa atividade.

Na mobilização dos conhecimentos prévios, acerca do tema da oficina, usamos a composição musical "Meu Caro Amigo" de Chico Buarque de Holanda, por ser um texto de natureza híbrida, que mistura dois gêneros. Abordamos a finalidade do texto e o contexto na época de sua criação para finalmente inserir o termo LETRAMENTO.

Percebeu-se, na ocasião, que muitos dos professores ainda apresentavam desconhecimento sobre o assunto e as discussões foram bastante produtivas.

Estudamos um texto de Magda Soares e algumas situações de ordem sócio-comunicativas foram vivenciadas. Como resultado os cursistas apresentaram suas conclusões onde salientaram a competência (ou falta de competência) leitora.

A riqueza da oficina é a troca de saberes e a construção coletiva de atividades motivadoras para nossos educandos.

TP3 Gêneros Textuais

A oficina do TP3 aconteceu no dia 02 de setembro tendo como objetivo: "classificar Gêneros Textuais".

O momento foi muito interessante e rico. Foi importante percebermos que muitos dos professores cursistas ainda confundiam gênero textual com tipo textual (tema de outra oficina).

Trabalhamos com diversos textos do nosso cotidiano, analizando-os na sua dimensão social e cultural o que nos auxiliou a classificá-los quanto ao gênero.

O estudo do texto de referência gerou um debate produtivo, onde as experiências dos diversos participantes foram aproveitadas em novo saber significativo.

Reconhecemos a importância do Programa GESTAR em gerardo desejo de saber em cada um dos professores participantes.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

OFICINA DE PROJETO

2ª OFICINA – GESTAR II / agosto de 2009

Com o tema “Elaboração de Projeto” nossa 2° oficina foi realizada em 19 de agosto. O encontro foi muito rico e proveitoso: lemos e discutirmos o texto de Nilbo Nogueira sobre projeto. Os cursistas participaram ativamente e apresentaram síntese do estudo feito em grupo.

Muitos, dos cursistas, demonstraram dúvidas acerca de como elaborar um projeto e essa ansiedade foi amenizada durante a realização do trabalho. Aqueles que se sentem inseguros marcarão um encontro, para juntos encontrarmos o caminho mais adequado à sua realidade.

A elaboração de um projeto depende da participação de todos os envolvidos no processo: professor, aluno, comunidade. O projeto deve nascer do desejo, sonho dos personagens participante e por isso sua construção deve ser coletiva. Essas e outras descobertas ajudaram a sanar as dúvidas dos professores.

OFICINA INTRODUTÓRIA

As oficinas do Programa GESTAR II - Bahia 2009 foram iniciadas no período de 27 a 30 de julho. A primeira oficina: Introdutória aconteceu na quarta-feira 19, no Colégio Central.

Inicialmente não podemos afirmar o número de cursistas da turma porque alguns ainda podem solicitar transferência para outro local em que seja mais confortável sua locomoção.

Apresentamos o programa destacando sua estrutura, seus pilares, objetivos e principais ações. Na oportunidade estudamos o “Guia Geral” e distribuímos o material do curso (Guia Geral, TPs e AAA).

A turma demonstra motivação para conhecer e aplicar a proposta do programa Notamos um grande diferencial nesta turma: muitos vieram por causa do colega que fez propaganda desse “curso que apaixona, motiva e ajuda a modificar a prática”. As turmas anteriores chegavam meio resistentes e iam sendo conquistadas aos poucos. O sucesso dos anos anteriores é notório e isso nos deixa orgulhosos e com maior responsabilidade.

terça-feira, 8 de setembro de 2009