terça-feira, 3 de novembro de 2009

TP4 LETRAMENTO

A oficina do TP4 aconteceu no dia 30 de Setembro e teve como objetivo "refletir sobre letramento, vovenciando situações de leitura e escrita".

No início da oficina alguns professores cursistas relataram suas experiências em sala de aula referentes a aplicação do "Avançando na Prática" do TP3. Na oportunidade recolhemos os relatórios dessa atividade.

Na mobilização dos conhecimentos prévios, acerca do tema da oficina, usamos a composição musical "Meu Caro Amigo" de Chico Buarque de Holanda, por ser um texto de natureza híbrida, que mistura dois gêneros. Abordamos a finalidade do texto e o contexto na época de sua criação para finalmente inserir o termo LETRAMENTO.

Percebeu-se, na ocasião, que muitos dos professores ainda apresentavam desconhecimento sobre o assunto e as discussões foram bastante produtivas.

Estudamos um texto de Magda Soares e algumas situações de ordem sócio-comunicativas foram vivenciadas. Como resultado os cursistas apresentaram suas conclusões onde salientaram a competência (ou falta de competência) leitora.

A riqueza da oficina é a troca de saberes e a construção coletiva de atividades motivadoras para nossos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário