sexta-feira, 6 de novembro de 2009

I COLÓQUIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA BAHIA

O I Colóquio de Divulgação Científica da Bahia, realizado na FTC Salvador, neste mês de outubro, em parceria com Instituo Anísio Teixeira (IAT) contou com a participação de diversos estudiosos sobre a divulgação científica no estado da Bahia. Com o tema "As transformações na divulgação científica no século XXI" o evento teve como principal objetivo discutir os vários aspectos da divulgação científica no Estado e reuniu mais de 200 pessoas no auditório Astor Pessoa.
Para o coordenador do Colóquio, professor Adroaldo Belens, o evento cumpriu seu objetivo, tendo em vista que atraiu um público significativo e diversificado, promovendo o debate sobre uma temática bastante relevante. "Esperamos que seja dada continuidade a outras edições deste evento, de maneira que se crie uma cultura de divulgação científica", disse o coordenador.
A abertura do evento foi feita pelo diretor geral da FTC, Humberto Santos Filho. Segundo Humberto, "o I Colóquio só vem fortalecer as parcerias entre a FTC e outras instituições públicas e/ou privadas além de contribuir para a implementação da nossa política de relações interinstitucionais".
A primeira mesa redonda iniciou com o tema "As transformações na divulgação científica a partir do século XXI", mediada pelo professor Germano Tabacof e que contou com a palestra da professora Flávia Goulart Garcia Rosa, diretora da Edufba, representando o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Almeida Filho. Discutiu as mudanças da divulgação científica nas universidades.
Na segunda mesa, ainda pela manhã, a editora-chefe da revista Diálogos & Ciência, Cristiane Porto, abordou a divulgação científica na internet. Em seguida, a professora Simone Bortolieiro, da Faculdade de Comunicação da UFBA comentou sobre a divulgação científica para os jovens. E a professora Leriane Cardoso, líder do Programa FTC Verde, sobre a Importância do Diálogo entre a universidade e o ensino médio: o caso FTC Verde.
Pela tarde o evento abordou o contexto histórico da ciência no século XXI, mesa mediada pela professora Patrícia Pimentel. Esta temática trouxe discussões essenciais do ponto de vista da divulgação científica, como, por exemplo, o racismo e a produção e divulgação científica na Bahia. A palestra "A Bahia na história da ciência: desafios contemporâneos" foi ministrada pelo professor Lázaro Cunha, Coordenador do Programa de Estímulo a Ciências para Afrodescendentes.
O professor Cássio Bruno Pigozzo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) proferiu a palestra "A Astronomia e a Divulgação Científica nas Universidades e Escolas da educação Básica", em que apresentou o projeto que vem desenvolvendo no interior sobre astronomia e divulgação científica. A última palestra ficou pro conta do professor Flávio José Barbosa, do IAT, que abordou a importância da democratização das ciências.
Também se pronunciaram no evento, representando a Faculdade, a professora Dra. Rosemary Lacerda Ramos, Diretora Acadêmica da FTC, Geraldo Queiroz, Presidente da Fundação FTC e Iracema Nascimento, Diretora de Pesquisa.
Representando a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/IAT), estiveram presentes o professor Flávio José Barbosa, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (SECTI), Dra. Rosely Cabral Carvalho, Diretora de Fortalecimento da Base Científica, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Dr. Robert Verhine, Diretor Científico da FAPESB.
-

Rede de Ensino FTC - Todos os Direitos Reservados
Salvador (71) 3254-6666 Demais localidades 0800 56 6666
• Página inicial
• Institucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário