terça-feira, 3 de novembro de 2009

TP3 Gêneros Textuais

A oficina do TP3 aconteceu no dia 02 de setembro tendo como objetivo: "classificar Gêneros Textuais".

O momento foi muito interessante e rico. Foi importante percebermos que muitos dos professores cursistas ainda confundiam gênero textual com tipo textual (tema de outra oficina).

Trabalhamos com diversos textos do nosso cotidiano, analizando-os na sua dimensão social e cultural o que nos auxiliou a classificá-los quanto ao gênero.

O estudo do texto de referência gerou um debate produtivo, onde as experiências dos diversos participantes foram aproveitadas em novo saber significativo.

Reconhecemos a importância do Programa GESTAR em gerardo desejo de saber em cada um dos professores participantes.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

OFICINA DE PROJETO

2ª OFICINA – GESTAR II / agosto de 2009

Com o tema “Elaboração de Projeto” nossa 2° oficina foi realizada em 19 de agosto. O encontro foi muito rico e proveitoso: lemos e discutirmos o texto de Nilbo Nogueira sobre projeto. Os cursistas participaram ativamente e apresentaram síntese do estudo feito em grupo.

Muitos, dos cursistas, demonstraram dúvidas acerca de como elaborar um projeto e essa ansiedade foi amenizada durante a realização do trabalho. Aqueles que se sentem inseguros marcarão um encontro, para juntos encontrarmos o caminho mais adequado à sua realidade.

A elaboração de um projeto depende da participação de todos os envolvidos no processo: professor, aluno, comunidade. O projeto deve nascer do desejo, sonho dos personagens participante e por isso sua construção deve ser coletiva. Essas e outras descobertas ajudaram a sanar as dúvidas dos professores.

OFICINA INTRODUTÓRIA

As oficinas do Programa GESTAR II - Bahia 2009 foram iniciadas no período de 27 a 30 de julho. A primeira oficina: Introdutória aconteceu na quarta-feira 19, no Colégio Central.

Inicialmente não podemos afirmar o número de cursistas da turma porque alguns ainda podem solicitar transferência para outro local em que seja mais confortável sua locomoção.

Apresentamos o programa destacando sua estrutura, seus pilares, objetivos e principais ações. Na oportunidade estudamos o “Guia Geral” e distribuímos o material do curso (Guia Geral, TPs e AAA).

A turma demonstra motivação para conhecer e aplicar a proposta do programa Notamos um grande diferencial nesta turma: muitos vieram por causa do colega que fez propaganda desse “curso que apaixona, motiva e ajuda a modificar a prática”. As turmas anteriores chegavam meio resistentes e iam sendo conquistadas aos poucos. O sucesso dos anos anteriores é notório e isso nos deixa orgulhosos e com maior responsabilidade.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ENCONTRO DE FORMADORES DA BAHIA

De 03 a 07 de agosto de 2009 aconteceu o segundo encontro de formadores do GESTAR-BA promovido pelo MEC/UNB.
Foi um encontro muito rico de experiências e trocas. Na oportunidade estudamos os temas dos
TPs e elaboramos planejamento para as oficinas. O desejo de continuarmos a motivar os professores da rede nos faz pensar em atividades ricas e prazeirosas que possam ajudar na construção de um saber significativo.
O ânimo, alegria e força dos gestaleiros baianos, misturados com a presença de Isabel (formadora da UNB), fizeram dessa semana uma grande festa, onde o "desejo de saber" e "fazer melhor" encontraram lugar de destaque.
O GESTAR ocupa, em nosso estado, um lugar de muito prestígio e apesar dos entraves, continuaremos o trabalho com afinco e determinação, tendo em foco a formação de cidadãos livres e críticos.
MALAS PRONTAS
Anna Carolina Daltro Sampaio
Tenho um encontro marcado comigo.
Preciso viajar até o interior do meu eu.
Sossegar...aquietar-me...calar...
Sentir o meu eu...escutar a minha voz...
Conhecer quem eu sou...como estou...
Descobrir quem desejo e mereço vir a ser...
Desvendar meus ideais...decifrar meus
Sonhos...conhecer a trajetória...
Juntar coragem...ousadia,,,paixão...fé...
Preparar-me...animar-me
Dar partida! Sair em busca! Passo a passo...
VOU CAMINHANDO... SIGO VIAGEM!!!
Tropeços... dúvidas... incertezas...
Erros... medos... cobranças... Mas ainda assim
Sigo... Passo a passo... continuo viagem!
As mãos em movimento... o milagre da
Transformação.
Alegrias, encontros, sucessos... não tardam.
A certeza de quanto e de como sou capaz
Fortalece o meu SER
Aventureiro e sonhador. Cientista e lunático.
Guerreiro e educador. Solidário e político
CIDADÃO!
VOU CONSTRUINDO... SIGO VIAGEM!
Dia a dia... malas prontas... dia após dia...
Plantão permanente... aprendendo e
Descobrindo...
Prontidão poderosa... refletindo e agindo...
Contra a rotina, contra a mesmice.
Cada dia... um novo dia.
Cada dia... uma nova aventura.
Todo dia... sempre... um novo porto...
Ou um novo parto... uma nova estação.
Cada dia... todo dia...
Um novo eu.
SENDO FELIZ...
VIVENDO EM PAZ.